• August 18, 2023
  • 0

CARTA DE AGRADECIMENTO - Pais dos alunos sala 3B (2023)

CARTA DE AGRADECIMENTO - Pais dos alunos sala 3B (2023)

Estimado Provedor e Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Amares, 

Vimos por este meio expressar o nosso profundo agradecimento e eterna gratidão por ter sido a Educadora Joana Oliveira, a D. Fernanda e D. Paula orientar e educar os nossos filhos na sala 3B no ano letivo 2022/2023.

Nos tempos que correm, é raro encontrar pessoas que reúnam as qualidades que a mesmas demonstraram ter para com os nossos meninos e para com todas as pessoas das nossas famílias. O lado humano, acolhedor, amoroso e preocupado serão para sempre aquilo que ficará gravado no dia a dia destas crianças e no coração de nós pais. 

Graças a elas, existem hoje crianças e pais muito felizes! São pessoas como elas que fazem com que os pais acreditem cada vez mais na educação de excelência, respeitando os tempos e progressos de cada criança.

Apesar de os nossos filhos, não seguirem de sala com a Educadora Joana e as suas auxiliares queremos expressar a nossa maior gratidão, amizade e esperar que os nossos meninos as continuem a ver por perto. 

Os Pais e Mães dos meninos da Sala 3B enviam um abraço com muito carinho e admiração à Educadora Joana Oliveira, à D. Fernanda e à D. Paula. 

Parabéns a todas que são pai e mãe na nossa ausência, que ensinam, que educam e que apoiam!

Um agradecimento também à Diretora Técnica Vanessa pela disponibilidade, e prontidão em resolver as nossas inquietações relativamente a qualquer assunto da instituição.

A Santa Casa da Misericórdia de Amares é sem dúvida a melhor creche para colocar os nossos meninos e muito se deve às pessoas que nela trabalham.

 

O nosso sincero agradecimento. 

Com os melhores cumprimentos, 

Pais dos meninos e meninas da sala 3B

 

  • August 10, 2023
  • 0

Projeto de Requalificação e ampliação da Residência Sénior da Misericórdia de Amares

Projeto de Requalificação e ampliação da Residência Sénior da Misericórdia de Amares

Este processo de requalificação e ampliação é considerada uma mais-valia para o concelho de Amares, respondendo a uma necessidade na área da terceira idade, com aumento de capacidade para 53 idosos.
Esta estrutura estará dotada de espaços, equipamentos de vanguarda que proporcionarão aos seus utentes um bem-estar e envelhecimento ativo. 
A Residência Sénior da Misericórdia de Amares oferece um conjunto de serviços diferenciadores nomeadamente:  Banhos Assistido,Jardim Sensorial, Sala Multissensorial, Biblioteca, Ginásio, Espaço de Culto,Tratamento de Bem-Estar, Serviços de Saúde.

A previsão de reabertura será até ao final do ano 2023.

 

  • July 27, 2023
  • 0

Intergeracionalidade

Intergeracionalidade

A Santa Casa da Misericórdia de Amares desenvolveu com os seus idosos do Centro de Dia e a turma 5 do Jardim de Infância um projeto de promoção da Intergeracionalidade intitulado “EntreGerações”. 

A Intergeracionalidade é sinónimo de riqueza! Tal como o próprio termos indica, a Intergeracionalidade remete para as benéficas relações que se estabelecem entre duas ou mais pessoas de faixas etárias diferentes e em contextos de vida diferentes. Haverá relações mais ricas que as de avós e netos?

No programa intergeracional desenvolvido dinamizaram-se algumas sessões, nomeadamente, sobre a vida de antigamente e a vida atual, sobre alimentação de antigamente e à dieta alimentar atual, a importância de manter o corpo ativo através do exercício físico, a importância de cuidarmos da nossa saúde mental, com realce particular das emoções. As partilhas de gargalhadas, experiências, histórias, valores, saberes e amor sentido entre os nossos idosos e as nossas crianças foram de uma beleza encantadora!

No final de todos os dias, percebemos que a Intergeracionalidade nos enriquece e que através dela somos tudo o que quisermos! Celebremos a diversidade etária e construamos juntos um mundo onde todas as gerações possam crescer, aprender e prosperar em harmonia. A Intergeracionalidade é o caminho para um futuro promissor e mais humano para todos!

 


https://www.facebook.com/misericordiadeamares/videos/307149775012986

 

  • May 03, 2023
  • 0

Inauguração da Creche

Inauguração da Creche

A Creche da Santa Casa da Misericórdia de Amares foi formalmente inaugurada no passado dia 3 de maio, na sequência do processo do requalificação e ampliação. Esta cerimónia contou com a presença da Sra. Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dra. Ana Mendes Godinho, acompanhada pela Senhora Secretária de Estado da Inclusão, Dra. Ana Sofia Antunes.
A Cerimónia iniciou com o descerramento da placa de inauguração, seguindo-se uma visita às instalações, onde foi possível conhecerem o funcionamento da creche e das atividades desenvolvidas, num ambiente familiar e de interação entre os visitantes e as nossas crianças.
Seguiram-se os discursos do Sr. Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amares, Dr. Álvaro Silva, do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos e da Sra. Vice Presidente do Município de Amares, Dra. Cidália Abreu e por último, da Sra. Ministra que no seu discurso enalteceu a qualidade das infraestruturas e das opções estratégicas de gestão, organização e de funcionamento de todos dos serviços da instituição.

Marcaram presença, para além dos elementos dos Órgãos Sociais e colaboradores da instituição:

  • Senhor Diretor do Centro Distrital da Segurança Social, Dr. João Ferreira 
  • Presidente da Assembleia Municipal, Dr. João Januário Barros
  • Presidente da União de Freguesias Ferreiros, Prozelo e Besteiros, Sr. Paulo Gomes
  • Presidente e subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Amares, Sr. José Gonçalves e Sr. Miguel Leiras
  • Diretor da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa, Sr. Mário Mendes
  • Comandante do Posto Territorial de Amares, Sr. Amaro Fernandes
  • Diretor Executivo do ACES, Dr. Nuno Macedo Oliveira
  • Capelão da Santa Casa da Misericórdia, Padre Tiago Barbosa
  • Arcipreste de Amares, Padre Nuno Oliveira
  • Arquiteto Hugo Carvalho
  • Arquiteto Rodrigo Oliveira, do Município de Amares
  • JPA Construtora, Sr. José Peixoto

 

  • April 13, 2023
  • 0

Quarto Modelo - Residência Sénior

Quarto Modelo - Residência Sénior

No passado dia 04 de Abril, a Mesa Administrativa juntamente com a Equipa Técnica da ERPI, realizou a visita ao quarto modelo da nova Residencial Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Amares (processo de requalificação e ampliação da ERPI).

A Mesa Administrativa mantém a previsão do término da obra para o ultimo trimestre do ano 2023. 

  • January 25, 2023
  • 0

Cerimónia da Tomada de Posse dos Orgãos Sociais

Cerimónia de Tomada de Posse dos Orgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Amares

No passado dia 14 de janeiro realizou-se a cerimónia de tomada de posse dos novos Orgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Amares para o quadriénio 2022-2026, na capela da instituição. 
Após o ato da tomada de posse, o Sr. Provedor, Dr. Álvaro Silva, dirigiu-se aos presentes começando por agradecer à Irmandade pela confiança depositada nestes órgãos sociais e admitiu que este reconhecimento atribui a esta equipa uma maior responsabilidade e compromisso com a missão e os objetivos da instituição. 


De seguida, enviou um agradecimento especial ao Mesário, Dr. Francisco Morais e ao Presidente da Assembleia Geral, Padre Avelino Mendes, pela dedicação, compromisso e abnegação que sempre entregaram à instituição durante o mandato que hoje cessam. O Sr. Provedor, na sua intervenção apresentou os principais objetivos de futuro desta Mesa Administrativa que passarão por dar continuidade ao processo de requalificação da Estrutura Residencial para Idosos, à criação de um auditório com a capacidade de 80/90 lugares e salas para atividades do CATL no edifício localizado em frente à igreja. Esta infraestrutura estará ao dispor das várias valências da instituição como também poderá estar disponível para a comunidade. Refere ainda ser intenção desta Mesa manter uma política de valorização e capacitação dos recursos humanos em prol da qualidade e excelência dos vários serviços prestados.
O Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Dr. Manuel Lemos, proferiu umas breves palavras felicitando os novos órgãos sociais eleitos e reconheceu o excelente desempenho que esta Mesa liderada pelo Provedor, Dr. Álvaro Silva, tem alcançado, que muito honra as Misericórdias Portuguesas.


Usaram ainda da palavra o Sr. Vereador da Câmara Municipal de Amares, Dr. Delfim Rodrigues e o Sr. Arcipreste de Amares, Padre Nuno Oliveira, que desejaram boa sorte aos novos Órgãos Sociais. Por fim, o Presidente da Assembleia Geral, Dr. Francisco Alves, fechou a cerimónia, afirmando que pretende honrar o legado deixado pelo Sr. Padre Avelino Mendes.
A cerimónia foi abrilhantada com dois momentos musicais, por três elementos da “Associação Fluir Artes Musicais - AFAM”.
Encerrada a cerimónia da tomada de posse dos Orgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia de Amares, seguiu-se um Verde D´Honra  nas Instalações da Creche da Instituição.

 

 

 

  • January 06, 2023
  • 0

IRS Solidário

Ao preencher a sua declaração de rendimentos  IRS, indique o número de contribuinte da Santa Casa da Misericórdia de Amares 500874921, no quadro 9 do Anexo H, conforme o quadro acima identificado.

Pequenos gestos que fazem uma grande diferença!

Ao preencher a sua declaração de IRS, ajude a Santa Casa da Misericórdia de Amares, indicando o NIPC: 500 874 921 e doando assim 0,5% do seu IRS a esta Instituição.

Este gesto não tem qualquer custo para si!

As crianças e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Amares agradecem a sua generosa contribuição!
Entre o dia 1 de abril e 30 de junho, ajude-nos a ajudar!

  • November 25, 2022
  • 0

A Misericórdia de Amares a Promover a Saúde ao Longo da Vida

A Misericórdia de Amares a Promover a Saúde ao Longo da Vida

Assista ao vídeo.

 

 

 

  • November 12, 2022
  • 0

Reinauguração da Capela

Depois de um profundo processo de requalificação, a capela da Santa Casa da Misericórdia de Amares foi reinaugurada no passado dia 11 de novembro de 2022, tendo a cerimónia sido presidida pelo Dom José Cordeiro, Arcebispo de Braga.

O líder da dioceses bracarense foi recebido por um longo tapete de flores, com a presença das crianças da instituição a prepararem um momento musical que antecedeu a entrega de uma lembrança e o descerrar da lápide evocativa.

A reinauguração da capela integrou o programa comemorativo do 71.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Amares, que prosseguiu com a celebração de uma eucaristia, no novo espaço.

Créditos da imagem: O Amarense 

  • May 21, 2020
  • 0

Comunicado COVID-19

A divulgação do presente comunicado tem como único propósito o de tranquilizar todas as famílias dos Utentes e Profissionais que atualmente integram a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Amares, bem como, o de prestar informação à população em geral sobre acontecimentos recentes relacionados com COVID-19, verificados na nossa Instituição. No contexto de pandemia por Covid-19, a Santa Casa da Misericórdia de Amares, preparou em devido tempo para a sua Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), o seu plano de contingência, adotando medidas que seguiam as orientações e informações emanadas pela OMS e pela DGS. No âmbito deste plano de contingência, foram constituídas três equipas de isolamento profilático voluntário, que trabalham desde o dia 26 de março em regime interno de 24 horas, durante um período de 7 dias consecutivos, em sistema rotativo.

Foi ainda definido, que todas as profissionais que integram estas equipas são previamente sujeitas a testes de diagnóstico para COVID-19. No passado dia 21 de abril, um dos nossos utentes foi encaminhado para o serviço de urgência do Hospital de Braga, por alterações analíticas detetadas em exames realizados na instituição. No dia seguinte, dia 22 de abril, somos informados pelo Hospital que este mesmo utente testou positivo para a COVID-19.

Perplexos com o sucedido, pois as medidas impostas pelo plano de contingência estavam a ser rigorosamente implementadas. Deste facto, demos conhecimento às autoridades de saúde pública local, e foi ativado um plano de emergência na Instituição. A Mesa Administrativa decidiu de imediato e por iniciativa própria, testar todos os seus utentes e profissionais que se encontravam na ERPI.

A realização de todos estes testes ficou terminada na manhã do dia 24 de abril, sexta feira. Durante o dia 25 e manhã do dia 26 de abril, recebemos da parte dos laboratórios os resultados de todos os testes realizados, sendo todos eles negativos para COVID-19.

Surpreendentemente, recebemos também a informação do Hospital de Braga que o nosso utente que tinha sido internado no dia 21 de abril, depois da realização de dois novos testes, tinham estes também, dado resultado negativo, admitindo-se que possa ter havido uma qualquer anomalia na realização do primeiro teste. Apesar destas conquistas, temos a perfeita noção que esta guerra está ainda longe de ser vencida, mas até ao presente momento, podemos afirmar que não há casos de infeção por COVID-19, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Amares. Por fim, um muito OBRIGADO a todos os profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Amares, a Instituição orgulha-se de todos vós, pelo acrescento que diariamente trazem à vida dos nossos Idosos. BEM HAJAM. Ferreiros, 27 de abril, de 2020.

A Mesa Administrativa decidiu de imediato e por iniciativa própria, testar todos os seus utentes e profissionais que se encontravam na ERPI. A realização de todos estes testes ficou terminada na manhã do dia 24 de abril, sexta feira. Durante o dia 25 e manhã do dia 26 de abril, recebemos da parte dos laboratórios os resultados de todos os testes realizados, sendo todos eles negativos para COVID-19. Surpreendentemente, recebemos também a informação do Hospital de Braga que o nosso utente que tinha sido internado no dia 21 de abril, depois da realização de dois novos testes, tinham estes também, dado resultado negativo, admitindo-se que possa ter havido uma qualquer anomalia na realização do primeiro teste. Apesar destas conquistas, temos a perfeita noção que esta guerra está ainda longe de ser vencida, mas até ao presente momento, podemos afirmar que não há casos de infeção por COVID-19, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Amares. Por fim, um muito OBRIGADO a todos os profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Amares, a Instituição orgulha-se de todos vós, pelo acrescento que diariamente trazem à vida dos nossos Idosos.

BEM HAJAM.

Ferreiros, 27 de abril, de 2020

A Mesa Administrativa da SCMA

Projeto Aproximar Amares

A Santa Casa da Misericórdia de Amares foi uma das instituições premiadas a nível nacional no Concurso Gulbenkian Cuida, promovido no âmbito do Fundo de Emergência Covid-19 da Fundação Calouste Gulbenkian em cooperação com o Instituto da Segurança Social destinado a reforçar a capacidade de resposta das instituições da sociedade civil no apoio a idosos, um dos grupos de maior risco desta pandemia.
Este projeto da Santa Casa da Misericórdia de Amares tem como objetivos proporcionar um serviço de apoio domiciliário mais diversificado e completo e que responda assim à satisfação das necessidades básicas, pessoais, afetivas e sociais dos idosos em situação de isolamento do concelho de Amares. Através de um trabalho articulado e multidisciplinar, procuraremos desenvolver um apoio domiciliário que assegure as necessidades alimentares, de higiene pessoal e habitacional, acesso a medicamentos, promoção da literacia sobre a doença, acesso a cuidados de saúde e alternativas seguras, que facilitem o contacto e a manutenção de laços familiares e comunitários.
Este projeto foi desenhado com o intuito de contribuir para aquisição ou fortalecimento das competências de pessoas e famílias idosas em situação de isolamento, promovendo o seu sentimento de autonomia, o seu reequilíbrio emocional e familiar, fortalecendo as redes de suporte familiar e social, apesar da situação de distanciamento social que vivem em consequência da pandemia do covid-19.
Este projeto iniciará já em meados de maio, dado o carácter de emergência do mesmo, e decorrerá até dezembro de 2020. APROXIMAR AMARES pretende contribuir para a diminuição dos impactos negativos desta pandemia na vida de todos idosos em situação de isolamento social do concelho de Amares.

 

 

  • December 11, 2019
  • 0

Conferência “ Os idosos na Sociedade: um país em mudança”

No passado dia 6 de dezembro, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Amares, decorreu uma conferência intitulada “Os Idosos na Sociedade: um país em mudança”, promovida pela Comissão de Proteção ao Idoso (CPI) e pela Provedora do Idoso de Amares, dirigida a todos os técnicos da área de intervenção social do concelho de Amares.

A Conferência teve como intervenientes o Dr. Eduardo Duque, Professor Universitário e a Dra. Conceição Sampaio – Juíza Desembargadora, ambos membros da CPI, ficando o encerramento a cargo do Presidente desta mesma Comissão, Dr. Carlos Branco.

A abertura da Conferência foi realizada pela Provedora do Idoso de Amares, Enf. Gracinda Faustino, pelo Presidente do Município de Amares, Dr. Manuel Moreira e ainda, pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Amares, Dr. Álvaro Silva.
Na intervenção que dirigiu aos presentes, o Sr. Provedor pegando no tema da conferência: “OS IDOSOS NA SOCIEDADE: UM PAÍS EM MUDANÇA” deixou para reflexão de todos os presentes, a questão: NO QUE RESPEITA AOS IDOSOS NA SOCIEDADE ESTARÁ DE FACTO O PAÍS EM MUDANÇA? OU PELO CONTRÁRIO, É NECESSÁRIO RECLAMAR AO PAÍS A MUDANÇA?

Intervenção do Provedor na íntegra

Conferência “ Os idosos na Sociedade: um pais em mudança”

Muito Bom dia,
Cumprimento todas as pessoas aqui presentes, em especial, os organizadores desta conferência, Exmo. Senhor Presidente da Comissão de Proteção ao idoso, Dr. Carlos Branco, Exma. Senhora Provedora do Idoso do Município de Amares, Sra. Enfermeira Gracinda, Sr. Presidente do Município de Amares, Dr. Manuel Moreira e os conferencistas, Dra. Conceição Sampaio – Juíza Desembargadora e Dr. Eduardo Duque, Professor na Universidade Católica Portuguesa.
Começo esta minha intervenção, dizendo que é para nós, Santa Casa da Misericórdia de Amares (SCMA), uma honra muito grande receber esta conferência, já que esta instituição das cerca de 300 pessoas que diariamente cuida, 100 são pessoas idosas, que compõem as nossas valências do ERPI (Lar), Centro Dia, Centro de Convívio e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Nesta Instituição, e para a actual Mesa Administrativa, cuidar do idoso, é cuidar do futuro onde todos nós, inexoravelmente, um dia chegaremos.
Quando recebemos o gentil convite para sermos o anfitrião desta conferência, chamou-me à atenção o seu tema: “Os idosos na Sociedade: um país em mudança”. De imediato, foi assaltado por uma questão: Relativamente ao tratamento das pessoas Idosas, estará o país em mudança? Ou será necessário reclamar ao país, uma mudança?
Ao pensar no tema, vêm-me à memória, alguns estudos e algumas notícias sobre esta temática. Entre eles, refiro:
– Um estudo elaborado pela Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica Portuguesa, com o tema “Envelhecimento da População: Dependência, Ativação e Qualidade”, onde se refere, que de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE) e considerando o Censos de 2011, A população idosa (+65 anos) aumentará progressivamente de 19,2% em 2011, para 32,0% em 2060. A questão que me ocorre é: estará o país verdadeiramente a preparar esta mudança?
– Ou então, um estudo mais recente, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), estudo que envolveu 53 países, e que coloca Portugal no grupo dos cinco piores países no tratamento aos mais velhos.
Numa das citações a este estudo, a vice-presidente da Comissão de Proteção ao Idoso, DRA. Antonieta Dias, afirmava numa conferência realizada há cerca de um ano no Porto: “Portugal é o país da Europa que menos investe nas pessoas da terceira idade. A questão que me ocorre é: Estará o País a preparar a mudança?
Passando agora de uma realidade Nacional para uma realidade Local, nomeadamente a realidade da Santa Casa da Misericórdia de Amares (SCMA), talvez a situação seja ainda de menor mudança. Dos cerca de 100 idosos que diariamente cuidamos, 45 pertencem à valência do ERPI (LAR). Nesta instituição, o custo médio de um utente do LAR é de €1.148,00/mês, a comparticipação da Segurança Social é de cerca de 30% deste custo, ou seja, 390 euros.
Inseridos numa região de baixos rendimentos, onde as reformas médias rondam os 400/500 euros, cabe em muitos casos à SCMA ter de suportar estes diferenciais.
Aliado a esta situação, temos o elevado estado de degradação das nossas instalações, onde há cerca de 30 anos não há investimento. Na apresentação no passado sábado, dia 30 de Novembro, do Orçamento plurianual desta instituição, foi apresentado e aprovado necessidades de investimento que ultrapassam os 3,5 milhões de euros.
Eu peço desculpa a todos os presentes, mas não posso perder a oportunidade de ter nas nossas instalações o Sr. Presidente do Município de Amares, Dr. Manuel Moreira, para encarecidamente lhe pedir, que coloque na agenda do Município, a SCMA, principal IPSS do concelho de Amares, que há sessenta e oito anos cuida de duas classes mais desprotegidas do concelho, os Idosos e as crianças.
Se tal acontecer e nos for permitido pela Comissão de Proteção ao Idoso, muito desejaremos que a próxima conferência a se realizar nesta instituição, possa então ter como Tema: “OS IDOSOS NA SOCIEDADE UM CONCELHO QUE FEZ A MUDANÇA.

Muito obrigado, e uma boa conferência para todos.