A divulgação do presente comunicado tem como único propósito o de tranquilizar todas as famílias dos Utentes e Profissionais que atualmente integram a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia de Amares, bem como, o de prestar informação à população em geral sobre acontecimentos recentes relacionados com COVID-19, verificados na nossa Instituição. No contexto de pandemia por Covid-19, a Santa Casa da Misericórdia de Amares, preparou em devido tempo para a sua Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), o seu plano de contingência, adotando medidas que seguiam as orientações e informações emanadas pela OMS e pela DGS. No âmbito deste plano de contingência, foram constituídas três equipas de isolamento profilático voluntário, que trabalham desde o dia 26 de março em regime interno de 24 horas, durante um período de 7 dias consecutivos, em sistema rotativo.
Foi ainda definido, que todas as profissionais que integram estas equipas são previamente sujeitas a testes de diagnóstico para COVID-19. No passado dia 21 de abril, um dos nossos utentes foi encaminhado para o serviço de urgência do Hospital de Braga, por alterações analíticas detetadas em exames realizados na instituição. No dia seguinte, dia 22 de abril, somos informados pelo Hospital que este mesmo utente testou positivo para a COVID-19.
Perplexos com o sucedido, pois as medidas impostas pelo plano de contingência estavam a ser rigorosamente implementadas. Deste facto, demos conhecimento às autoridades de saúde pública local, e foi ativado um plano de emergência na Instituição. A Mesa Administrativa decidiu de imediato e por iniciativa própria, testar todos os seus utentes e profissionais que se encontravam na ERPI.
A realização de todos estes testes ficou terminada na manhã do dia 24 de abril, sexta feira. Durante o dia 25 e manhã do dia 26 de abril, recebemos da parte dos laboratórios os resultados de todos os testes realizados, sendo todos eles negativos para COVID-19.
Surpreendentemente, recebemos também a informação do Hospital de Braga que o nosso utente que tinha sido internado no dia 21 de abril, depois da realização de dois novos testes, tinham estes também, dado resultado negativo, admitindo-se que possa ter havido uma qualquer anomalia na realização do primeiro teste. Apesar destas conquistas, temos a perfeita noção que esta guerra está ainda longe de ser vencida, mas até ao presente momento, podemos afirmar que não há casos de infeção por COVID-19, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Amares. Por fim, um muito OBRIGADO a todos os profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Amares, a Instituição orgulha-se de todos vós, pelo acrescento que diariamente trazem à vida dos nossos Idosos. BEM HAJAM. Ferreiros, 27 de abril, de 2020.
A Mesa Administrativa decidiu de imediato e por iniciativa própria, testar todos os seus utentes e profissionais que se encontravam na ERPI. A realização de todos estes testes ficou terminada na manhã do dia 24 de abril, sexta feira. Durante o dia 25 e manhã do dia 26 de abril, recebemos da parte dos laboratórios os resultados de todos os testes realizados, sendo todos eles negativos para COVID-19. Surpreendentemente, recebemos também a informação do Hospital de Braga que o nosso utente que tinha sido internado no dia 21 de abril, depois da realização de dois novos testes, tinham estes também, dado resultado negativo, admitindo-se que possa ter havido uma qualquer anomalia na realização do primeiro teste. Apesar destas conquistas, temos a perfeita noção que esta guerra está ainda longe de ser vencida, mas até ao presente momento, podemos afirmar que não há casos de infeção por COVID-19, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Amares. Por fim, um muito OBRIGADO a todos os profissionais da Santa Casa da Misericórdia de Amares, a Instituição orgulha-se de todos vós, pelo acrescento que diariamente trazem à vida dos nossos Idosos.
BEM HAJAM.
Ferreiros, 27 de abril, de 2020
A Mesa Administrativa da SCMA
Tags:SCMAMARES